A oratória e a importância nos negócios!
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  • Foto do escritorBeatriz Correa Kobal

A oratória e a importância nos negócios!

Atualizado: 1 de jun. de 2022



Quantas vezes a falta de habilidade na comunicação, fez negócios desandarem? Criou desavenças em times? A mensagem não chegou como deveria?


Aí é que entra a tal da oratória, mas não como um conjunto de regras de como falar, mas como a arte da comunicação da fala! Uma arte que podemos aprender a usar!


A comunicação falada está tão naturalmente ligada a nós, que nem pensamos sobre ela, pois é como se falar bem em público fosse inerente ao nosso esforço.


Não olhamos para a oratória e a comunicação como algo que pode e precisa ser desenvolvido, e raramente, temos consciência dela como a maior força de expressão de nossas ideias, desejos e principalmente, de quem somos!


Hoje, quando as redes sociais se transformam em canais pessoais de comunicação, a oratória ganhou muito mais relevância nas relações, nos negócios e nas carreiras profissionais, e a comunicação deixou de ser considerada somente uma “soft skill".


A habilidade de se comunicar bem ganhou o status de ”essencial skill”. E isso nos convida a desenvolvê-la!


Por isso, é necessário ter consciência de como você se comunica!


Aprender a usar as palavras conscientemente torna-se fundamental, para que aquilo que você fale esteja o mais próximo possível do que você pensa e sente.


Mas pra isso acontecer, é preciso ter uma vontade genuína de querer evoluir, de olhar pra si mesmo e de se colocar em prática.


Pensando nisso, separei 5 pontos para você exercitar e potencializar sua oratória antes de uma reunião, apresentação, palestra, gravação ou até mesmo uma live:

1- Lembre-se que somos corpo, emoções, mente e espírito e que todos estes campos estão conectados. Eu costumo usar uma técnica de respiração para equilibrar meu corpo físico, mental e emocional. E indico pra todos os meus mentorados do Master Speaker a respiração suave, tranquila, porque ela nos deixa atentos e abertos, proporcionando um alinhamento de nossas funções psíquicas. Isso vai te ajudar a equalizar a ansiedade ou tensão.

2- Leve você! O que quero dizer com isso é trazer para sua consciência de que você é singular, e portanto as suas características e atributos são a forma única que você utiliza para se expressar. Essa é a sua autenticidade. Lembrar-se delas é uma técnica poderosa para torná-las mais visíveis.

3-Invista em conhecer bem suas melhores características e principalmente seja generoso com você mesmo. A técnica que ensinamos pros nossos mentorados aqui no Master Speaker é essa: escreva uma lista com pelo menos 10 características positivas. Isso é importante para construir sua persona comunicativa. O truque é: esqueça por hora seus calcanhares de Aquiles e desafios, e foque apenas nos seus atributos positivos.

4-Valide para você mesmo constantemente estas características! Nesta fase além de reconhecer suas características, é preciso validar, porque tudo aquilo que colocamos nosso foco, aumenta!E queremos aumentar a potência de nossas características positivas, não é mesmo?

5-Conheça a potência de sua voz e as inúmeras possibilidades que podem surgir dela. O treinamento de voz é uma ferramenta que usamos com nossos mentorados do Master Speaker, porque ela amplia a interpretação e expressão do seu conteúdo. Além de outros benefícios como: treinar você para se escutar e perceber como soam as palavras que você usa. A autoconsciência é a chave para uma comunicação autoral poderosa.

É essencial que você se permita aprender como ser um bom comunicador e falar bem em público!


Mas fica a dica: todo processo de aprendizagem exige vontade, humildade para entender suas necessidades, coragem para se atrever e explorar esse grande universo que é a sua comunicação.


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Beijos

Andrea Duque








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