Erros Mortais da oratória
top of page
  • Foto do escritorBeatriz Correa Kobal

Erros Mortais da oratória

Cuidado pra você não cometer esses erros!




Esse é um resumo da Live sobre erros mortais comigo, Andrea Duque, e nosso convidado Felipe Fonseca. Aqui nesse resumo eu vou trazer uma ferramenta bem legal, que eu não entreguei na live: uma ferramenta super exclusiva pra você praticar a sua fala poderosa, e ganhar poder de conexão!

Tem 5 pontos principais pra você evitar:


1- Cuidado- Falar de improviso sempre é arriscado…

Só consegue improvisar quem está num nível muito grande de segurança com o conteúdo, quando seu conteúdo está bem organizado, e tem uma linha de narrativa muito coerente. Se você não está com esse conteúdo muito bem "amarrado", você corre o risco de ser repetitivo, de "dar branco", e de não conseguir transmitir a sua mensagem


A chave aqui é você criar um método pra te ajudar a lembrar do seu conteúdo, e isso é possível quando você estrutura seu conteúdo, transformando suas ideias em sentenças que te recordam todo o "fio da meada".



2- Não fazer adaptação de linguagem é um erro gigante…

A coisa que mais distancia as pessoas de você, é quando você usa termos técnicos, ou esquece de "adaptar sua linguagem" de acordo com o seu público.


A chave aqui é usar palavras e termos que "dialoguem" com o público específico para quem você destina sua mensagem.


Por exemplo: Falar da bolsa de valores pra economistas é uma coisa, e outra coisa é falar para leigos …você precisa aprender a simplificar, traduzir os termos pra que o leigo possa te entender.


O pulo do gato pra se aproximar ainda mais do seu público é a forma que você fala. E pra te ajudar com isso, eu vou trazer uma ferramenta exclusiva aqui no final....

3- Não confunda clareza com síntese e objetividade


As duas são importantes, embora diferentes. Clareza está ligada a forma da fala, ou seja, com a dicção, a articulação das palavras, com "abrir a boca para falar" e pronunciar todas as sílabas.


A falta de clareza pode fazer você jogar seu conteúdo no lixo.


A chave aqui é saber como treinar sua articulação, através de exercícios e práticas.

Antes de passar pro quarto erro, te convido a assistir esse conteúdo no nosso canal do youtube, inclui aqui abaixo.




4- A diferença entre trazer energia pra sua comunicação x tom artificial


Trazer energia é fundamental pra sua apresentação, entretanto muita gente confunde isso com um jeito irritante de falar gritando, trazendo a voz pro "agudo" e impactando de uma forma negativa, causando repulsa e irritação nas pessoas.


A chave aqui é a consciência, saber em que momentos você faz isso, e saber como corrigir, com algumas técnicas importantes que vou trazer aqui no final do texto, com a nossa ferramenta poderosa: a régua das intenções.

5 - Não copie o jeito daquele cara que você admira como comunicador…


Você copia porque acha bonito o jeito dele, mas você não é ele, e isso fica distanciado, não entra em congruência com aquilo que você realmente é.


Além disso, isso leva você para o “modo“ de comparação, e isso acaba fazendo mal pra você, porque você sempre será diferente dele, com o seu jeito único de se expressar…


A chave é você ter consciência das suas forças, da sua potência, daquilo que você tem dentro de si, que pode trazer pra brilhar na sua comunicação. Esse seu jeitinho é que vai envolver as pessoas.

O pulo do gato na oratória é a gente se investigar, pra poder ter consciência de quem sou eu falando quando estou alegre, quando estou calmo, quando falo com uma criança, com uma pessoa mais velha, como meu amigo, com meu chefe, quando quero ser didática, quando quero ser motivadora ...


Pra isso é necessário conhecer e praticar algumas técnicas. Vou te trazer aqui de forma inédita a nossa ferramenta "A régua de intenções".


A ideia é você praticar com uma frase simples, do tipo: "Bom dia, estou feliz de estar aqui."

Cada bolinha dessa régua aí acima representa uma intensidade, de 1 a 5, sendo 1 a mais fraca, e 5 a mais forte.


E como você vai praticar sua fala usando a régua das intenções?


Você vai praticar a frase que eu indiquei acima trazendo cada intenção (calma,alegria, amor, raiva, etc) nos 5 graus de intensidade, do mais fraco até o mais forte.

Aí você me conta nos comentários: como foi a experiência?


Ah, e se quiser saber sobre o nosso curso de oratória presencial, vamos ter uma data em breve, e estamos com valor de primeiro lote nessa semana. Toca no botão pra saber mais!


Beijos

Andrea Duque






52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page