Comunicação persuasiva é assim!
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  • Foto do escritorBeatriz Correa Kobal

Comunicação persuasiva é assim!

Sente dificuldade de reter a atenção das pessoas no que você está falando? Ou então você sempre sai de uma apresentação,de uma reunião, de um atendimento ao cliente, com a sensação de que não foi convincente o suficiente? Ou pela enésima vez, a venda não saiu?




O problema é que talvez você esteja errando na hora de se comunicar com as pessoas. E olha, confesso, eu tive que aprender isso na raça, porque eu acreditava que era uma boa comunicadora. Bom, eu comecei a trabalhar em emissoras de rádio e Tv com 18 anos de idade, e desde os 14 eu era atriz, tinha muita familiaridade com me comunicar, mais que isso, eu fazia tudo isso com muita facilidade e tranquilidade, rádio ao vivo, tv, vídeos, palco. Eu tinha certeza de que tava tudo certo com a minha comunicação…. Até que....

fui chamada pra fazer merchandising na tv, sabe…aquele pessoal que mostra produtos na bancada, nos programas de tv ao vivo?




Pois é…o meu objetivo ali era fazer o telefone do call center tocar na hora. Ou seja, durante a minha fala, expondo os produtos, a pessoa que tava assistindo aquele programa, tinha que sentir essa conexão ao me ver falar…


Eu precisava fazer ela confiar em mim, e pegar o telefone pra comprar o produto. Era o melhor teste pra saber se eu era uma boa vendedora. Se eu não fosse capaz de fazer ela acreditar em mim, eu era considerada uma “vendedora” ruim. Nesse caso, eu era substituída por outra pessoa…O mercado é assim, né! Quem não vende, é descartado!


E na vida também, vamos combinar, quem não consegue se conectar com as pessoas através da sua comunicação, sai sempre perdendo, porque não consegue negociar aquele aumento do seu salário, ou aquelas coisas do dia a dia com os filhos, com o marido, e por aí vai....

Então, quero trazer aqui 2 pontos fundamentais você vai ter uma comunicação que conecta, que faz as pessoas confiarem em você, acreditarem que você tem autoridade nisso que você tá falando.


O primeiro ponto diz respeito as palavras que você escolhe pra criar a sua fala, sua apresentação, sua argumentação.


Existem vários tipos de pessoas, você sabe…é só reparar, que tem aquelas que se conectam com “falas” mais racionais, mais lógicas, que gostam de dados, informações, fatos, tem as que apreciam clareza, objetividade, organização, também tem aquelas que adoram visualizar as coisas, debater ideias, e as pessoas que são mais emotivas, que valorizam as relações e as pessoas.


Minha dica pra você encontrar as palavras pra se comunicar de maneira conectora é entender o comportamento e o funcionamento das pessoas. Estudar a pessoa com quem você vai falar, pra quem você vai apresentar a sua ideia,seu produto, serviço é uma chave pra te ajudar a escolher as palavras pra você usar na hora que for se comunicar. E olha, você pode ir entendendo ela de acordo com a sua conversa com ela, dá pra ir fazendo perguntas estratégicas, e percebendo como ela responde, reage, e aí ir usando as próprias palavras dela pra criar sua argumentação de venda.

No caso do merchandising da Tv, eu não tinha essa possibilidade, mas o que eu fazia a cada vez que eu ia pra bancada era testar uma forma nova de falar sobre aquele produto, eu pensava em pessoas diferentes a cada vez que eu ia lá apresentar, eu pensava o que ela podia ter de problema, de dor, de incômodo, e falava sobre isso pra me conectar com ela. Além disso, eu trazia dados, usava metáforas, palavras que faziam ela visualizar algo, se imaginar naquela situação, sentir aquela dor, e por aí vai…



O segundo ponto fundamental é o que a maioria das pessoas ignora, e tem um peso maior do que as palavras que você escolhe… É como você fala!

Você precisa usar isso com consciência a seu favor. Você precisa entender se o que está fazendo com que as pessoas percam o interesse na sua apresentação, ou não comprem de você pode ser algo na forma de você falar…


Pode ser que você esteja falando baixo demais, pra dentro demais, pode ser que as pessoas não entendam ou tenham que se esforçar muito pra te entender, pode ser que você esteja falando rápido demais, ou sem articulação, engolindo algumas sílabas, pode ser que você esteja irritando com seu tom de voz, e ela esteja indo muito pro agudo, ou então pode ser que sua fala seja lenta demais, que você dê muitas pausas, use muitos vícios de linguagem, ou que você não dê pausas, ou pode ser também que você não esteja usando a intenção correta.



Por exemplo: quando você quer transmitir simpatia, quer começar a conversa, abordar essa pessoa, o que você faz? Você fala com mais sorriso, com mais alegria, certo? Você fala com a intenção de acolher, tem mais entusiasmo na sua voz… Mas quando você não pensa sobre isso, pode ser que você esteja fazendo o contrário disso…e repelindo as pessoas sem nem perceber, entende? 

A mesma coisa na hora de trazer informações importantes, você precisa ser didático, calmo, frisar algumas palavras, dar pausas…


E não dá transmitir credibilidade do mesmo jeito entusiasmado que você começou a conversa, por exemplo…


Sem pensar no jeito que você está se comunicando, não tem conexão. Você só consegue isso quando aprende a usar intencionalmente as emoções pra falar com as pessoas.


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Beijos

Bia Kobal

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