Comunicação híbrida em 2022!
top of page
  • Foto do escritorBeatriz Correa Kobal

Comunicação híbrida em 2022!

Atualizado: 1 de jun. de 2022

O que você precisa saber para uma comunicação híbrida nos tempos de AGORA (Presencial e Virtual)

PALCO PRESENCIAL X PALCO VIRTUAL

Para começar a nossa conversa, é importante que você compreenda o que quero dizer quando falo em comunicação híbrida.


De maneira simples, estou falando de como usar as suas habilidades de oratória e comunicação em ambientes distintos e conseguir transitar entre eles com a mesma desenvoltura, ou seja, como adaptar a sua comunicação do palco presencial para o palco virtual. (Estamos usando a palavra Palco como uma metáfora para o ambiente onde você realiza qualquer tipo de apresentação)


O que parecia distante até 2020, veio, junto com a pandemia, acelerar o processo de digitalização de todas as coisas...


E nesse contexto, os profissionais de todas as áreas se viram com um grande desafio: “Como se comunicar de forma assertiva em uma simples reunião com o time , fazer atendimentos, fechar negócios com seus clientes, vender, realizar treinamentos, palestras, etc, sem o contato presencial?"


Eu acredito que nem preciso te lembrar de todo esse processo adaptativo, né? Foi um verdadeiro "Deus nos acuda", mas estamos aqui, sobreviventes, para fazer um balanço dessa experiência e olhar pro presente e pro futuro que nos aguarda, após essas mudanças que vieram pra ficar.


Sem dúvida, esse foi um dos maiores desafios do século, porque se comunicar no ambiente virtual exige novos aprendizados e o conhecimento e a prática de novos códigos, porque ao limitar o seu campo de visão a uma tela (um quadro) você transforma por completo a percepção humana.


Perceba como no virtual perdemos a sensação do 3D e enxergamos em 2D.... e como nossa voz chega de forma mais íntima para as pessoas com quem estamos conectados. No quadro fechado, nossos sentidos da visão e da audição são muito mais exigidos.


Resultado: isso muda por completo a forma como emitimos e recebemos as mensagens!


Por isso, quero te ajudar a saber como você pode potencializar os recursos que você já tem: a sua voz, o seu corpo, a sua comunicação verbal, não verbal e invisível....para atuar de forma envolvente e confiante em qualquer PALCO!


O CORPO E OS LIMITES DO ENQUADRAMENTO


Essa é sem dúvida a maior diferença entre uma apresentação no ambiente presencial e no virtual: a limitação do “quadro” (ou da tela).


Tudo que está visível no vídeo, ou seja, tudo que está “enquadrado”, precisa ser preparado e observado atentamente antes da sua apresentação, porque tudo ganha uma proporção gigantesca no vídeo!


Detalhes que são imperceptíveis num palco presencial ganham uma nova dimensão no palco virtual. Inclusive as suas expressões faciais! Repare como tudo entra em foco!


E o grande erro que vemos muita gente cometer é não se preocupar com os elementos fundamentais que compõe um quadro, ou seja, aquilo que está sendo exibido na sua tela.


O ângulo, o plano, o “fundo de cena”, o cenário, a iluminação, o áudio, os adereços de cena, a maquiagem, o cabelo, o figurino...se qualquer uma dessas coisas não estiver harmônica, isso pode depor contra todo o seu conteúdo, e acabar em segundos com a sua apresentação!


Uma dica de ouro que damos nos nossos treinamentos e cursos de oratória e comunicação aqui no MASTER SPEAKER é que nem sempre você precisa de uma equipe profissional e equipamentos caros para realizar um vídeo ou uma live streaming!


Embora a nossa dica para eventos via Live streaming de marcas é que sempre sejam realizadas por empresas especializadas de eventos, para que você conte com o suporte de uma equipe especializada em streaming e audiovisual (além de diretores artísticos e apresentadores).


Entretanto, existe um conhecimento que vai te levar pro próximo nível em termos de comunicação no vídeo: saber escolher com consciência os elementos adequados para fazerem parte do seu “quadro”, porque isso impacta diretamente nas pessoas que estão te assistindo.


Tudo o que está visível chama muita atenção de quem está te assistindo, então isso precisa ser escolhido com muito critério.


Além disso, ter uma boa condição de luz e áudio, enquadrar-se no centro da tela, alinhar o seu olhar a altura da câmera, deixar um pequeno espaçamento entre o final do quadro e a sua cabeça, cuidar minimamente da sua aparência e do seu visual, e dos elementos que compõe a cena são fundamentais para a eficiência da sua comunicação no palco virtual.


Ok, já entendi que preciso ter alguns cuidados técnicos, mas e quanto a minha expressão, a minha voz, os meus gestos, a minha oratória, como fica?


Lembra que falamos que tudo dentro do quadro chama muita atenção? Isso não é diferente com relação aos seus gestos e expressão vocal e facial!


Sendo assim, ampliar consciência a respeito de tudo o que você expressa na sua comunicação dentro dos limites do quadro é a melhor dica que podemos te dar!


E isso se torna muito mais efetivo com a orientação e o acompanhamento de especialistas em comunicação e oratória, de quem está no campo há 2 décadas, de quem já viveu inúmeras experiências desafiadoras no palco presencial e virtual, de quem já orientou centenas de profissionais ao longo de mais de uma década em treinamentos e cursos de oratória e comunicação.


Estamos por aqui, visite nosso site pra conhecer o plano de Master Speaker mais adequado pra você:



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page